Nova Série: Sobre a Coinfecção TB-HIV


Mais uma série novinha chegando!!! Nessa série vamos falar um pouco sobre a Coinfecção da Tuberculose com o vírus do Hiv.  Vamos nessa.....

Introdução à Tuberculose e ao HIV:

O que são TB e HIV?

Duas infecções bem diferentes uma da outra, mas que possuem uma relação que pouca gente conhece, são a tuberculose e HIV. Por conta da chamada coinfecção, a tuberculose é a principal causa de morte de pessoas infectadas pelo HIV.

HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana, ou seja, é um vírus que ataca o sistema imunológico do paciente. O HIV é uma IST(Infecção Sexualmente Transmissível), o que significa que é um vírus transmissível principalmente por meio de relações sexuais, mas também pode ser transmitido por contato com sangue contaminado, através de transfusões e compartilhamento de seringas, por exemplo.

É importante saber que HIV e AIDS não são a mesma coisa. Quando uma pessoa é infectada pelo HIV, ela pode passar anos sem ter nenhum sintoma identificado. Aqueles que se enquadram nesse quadro são as chamadas pessoas que vivem com HIV.

A AIDS - sigla que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - é o estagio final da infecção pelo HIV, que é quando o sistema imunológico da pessoa com HIV é efetivamente atacado pelo vírus, tornando-se extremamente vulnerável a outras infecções, as chamadas infecções oportunistas, entre elas a Tuberculose.


A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bacteria Mycobacterium tuberculosis ou pelo bacilo de Koch. Ela é transmitida pelo ar, através da respiração, espirros, tosse e até pela fala. Felizmente, a doença não é transmissível através de contato com objetos, como talheres, copos e etc, pois as bactérias que se alojam em objetos possuem taxa de transmissibilidade extremamente baixa.

A tuberculose possui dois tipos: pulmonar e extrapulmonar. O primeiro tipo, como o nome sugere, afeta diretamente os pulmões. Já a forma extrapulmonar ataca outros órgãos - um exemplo de forma extrapulmonar é a tuberculose ganglionar, que afeta os gânglios linfáticos, responsáveis pelas defesas do nosso corpo.


Qual a relação entre TUBERCULOSE e HIV?

Como o HIV enfraquece as defesas do corpo, uma pessoa que vive com a doença fica muito mais vulnerável a todo tipo de infecção, e a tuberculose passa a ser ainda mais perigosa, como apontam os alarmantes dados que mostram que pessoas com HIV tem 28 vezes mais chances de contrair tuberculose.

Além disso, após contrair tuberculose, essas pessoas são ainda mais suscetíveis a seus sintomas, pois o corpo não tem forças para combater a bactéria, que se espalha rapidamente causando muitos danos, potencializando ainda mais o perigo da doença.

Por conta dessa vulnerabilidade, a maior causa de morte de pessoas que vivem com HIV é a tuberculose.
Como o HIV pode não manifestar sintomas por um longo tempo, muitas pessoas não sabem que tem a doença, o que consequentemente as deixa mais expostas á tuberculose. Por isso, quando a tuberculose é diagnosticada, imediatamente é realizado um exame para verificar se o paciente tem AIDS - e muitas pessoas acabam descobrindo que são portadoras do HIV dessa forma.

Além disso, pessoas que vivem com HIV precisam realizar exames para identificar a bactéria da tuberculose com certa frequência , por conta dos enormes riscos de contração da doença e de maior dificuldade para tratá-la, com sintomas e perigo potencializados.


Dados globais sobre a coinfecção.

A coinfecção de tuberculose (TB) e HIV é um problema global significativo, especialmente em regiões onde ambas as doenças são prevalentes. Aqui estão algumas informações baseadas nos dados globais mais recentes:

  1. Prevalência:

    • Em 2022, aproximadamente 10 milhões de pessoas desenvolveram tuberculose em todo o mundo.
    • Cerca de 8% dos casos de TB ocorreram em pessoas vivendo com HIV.
  2. Regiões Mais Afetadas:

    • África Subsaariana é a região mais afetada, com a maior carga de coinfecção de TB e HIV.
    • Países como África do Sul, Nigéria e Índia têm altas taxas de coinfecção.
  3. Taxas de Mortalidade:

    • A coinfecção de TB e HIV é uma das principais causas de morte entre pessoas vivendo com HIV.
    • Em 2022, cerca de 214.000 pessoas vivendo com HIV morreram de TB, representando um terço das mortes relacionadas à TB.
  4. Impacto nos Sistemas de Saúde:

    • A coinfecção sobrecarrega os sistemas de saúde, especialmente em países de baixa e média renda.
    • A necessidade de tratamentos combinados e o manejo das interações medicamentosas complicam ainda mais os cuidados de saúde.
👊Quer Falar Comigo. Clique Abaixo💪
 🔬Vem pro Grupo De Whatsapp 🦠
 ➡️ https://abrir.link/KNAHq ☑️
 🔬Vem pro Grupo De Telegram 🦠
 YOUTUBE🖥FACEBOOK🎧INSTAGRAM
 🔷Versão🔹3.0 📶 🌐 TBCura.com 💻
📲Pix: rodolfomori6@gmail.com 🎁

 #Tuberculose #Saúde #SaúdePública #TratamentoDaTuberculose #Prevenção #CuidadoComASaúde #InformaçãoÉPoder #EducaçãoEmSaúde #Conscientização #Conhecimento #InformarParaPrevenir #ApoioAoTratamento #Comunidade #JuntosContraATuberculose #ApoioMútuo #Solidariedade #BemEstar #VidaSaudável #SaúdeÉVida #ViverBem #CuidarDaSaúde #EquipeDeSaúde #Médicos #Enfermeiros #TratamentoEficaz #Medicina

Se Cuide!!!

Site e Grupo de Apoio Social.
Converse com seu Médico e não deixe de tomar a Medicação, nem se medique por conta própria, aqui apresentamos algumas matérias conceituadas, dicas de tratamento e experiências de pessoas que já passaram pela doença, estando agora de Alta. Nunca deixe de Ter Fé e Esperança. O Senhor está Contigo, no Controle de Tudo. Estou Fazendo Algumas Atualizações para Melhorar o Site, Por Hora em Manutenção e Finalização do Visual Dele. Não Esqueçam de Seguir Logo Abaixo...

REDES SOCIAIS

INSTAGRAM YOUTUBE TELEGRAM Twitter FACEBOOK WHATSAPP RSS Feed rodolfomori6@gmail.com